segunda-feira, 22 de março de 2010

Grávidas e sua súde bucal

Durante a gravidez, há uma série de alterações no organismo da mulher que, associadas a algumas mudanças nos hábitos de vida, que podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas dentários como Cáries e Gengivites .




-> Entre estas alterações podemos citar:

Aumento da acidez da cavidade oral;


Alterações dos hábitos da grávida que passa a alimentar-se com maior freqüência;


Maior consumo de doces;


Diminuição dos cuidados com a Higiene oral, principalmente antes e depois do parto, quando a atenção da mãe está mais voltada para os cuidados com a saúde do bebê.

                                                                                                      

É possível tratar-se nesta época?


A resposta é sim, a gestante pode receber tratamento odontológico durante a gravidez em qualquer fase. A melhor época de escolha é o segundo trimestre (entre o quarto e o sexto mês). Isso porque no primeiro trimestre o bebê está se formando e deve-se evitar o uso de medicamentos, e no terceiro trimestre, a mãe está numa maior ansiedade devido à aproximação do parto. Caso a mulher esteja planejando uma gravidez, o ideal seria realizar o tratamento antes da concepção. As tomadas radiográficas devem ser evitadas no primeiro trimestre. Porém, se imprescindíveis, podem ser realizadas, desde que se utilize o avental de chumbo.


Saiba que:

Os hábitos alimentares da mãe também têm relação com o paladar do bebê, que começa a se desenvolver a partir do quarto mês de gravidez. Pois é, cedinho assim! Nesta fase a gestante que comer açúcar em excesso, o filho terá tendência a gostar de doces, hábito que pode levar ao aparecimento precoce de cáries mais à frente.

0 comentários: