domingo, 21 de março de 2010

Cuidando da saúde bucal do meu bebê

Se liga, os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê!

No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses, a fralda deve ser substituída por uma dedeira.

Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.


Evite dar ao bebê alimentos muito açucarados como doces, refrigerantes e até o próprio leite na mamadeira com açúcar;

As bactérias da cárie são transmitidas ao bebê pelas pessoas que têm mais contato com ele (pais, babá) de várias formas: beijando na boquinha do bebê, provando a comida com o mesmo talher, bebendo no mesmo copo, assoprando a comida - atitudes estas que devem ser evitadas;
A alimentação diretamente do peito materno estimula o desenvolvimento da musculatura bucal do bebê e sua estrutura óssea causando bom desenvolvimento da fala e melhorando o posicionamento dos dentes, retarda também o hábito de chupar chupeta e dedo que podem causar problemas futuros na dentição do bebê.












Fonte: http://www.ipasep.pa.gov.br/


0 comentários: