segunda-feira, 22 de março de 2010

Idoso e sua saúde bucal

Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira. Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, se usar fio dental pelo menos duas vezes ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza.




O odontogeriatra é o profissional especializado, responsável por acompanhar o processo de envelhecimento bucal do idoso e avaliar de que forma essas mudanças têm afetado a saúde desse grupo de pessoas.

Lembre-se que: doenças preexistentes (diabete, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca!


                                                                                                                                           
-> Siga estas dicas e sorria com saúde!

1-Realizar uma escovação correta dos dentes, usando escovas macias e escovas elétricas para pacientes que possuem algum grau de deficiência motora;

2 - Eficiente higienização de próteses, que, quando removíveis, devem ser limpas fora da boca;

3 - Fluorterapia. Manter os níveis constantes de flúor na cavidade oral, através do uso de pastas de dentes com flúor e bochechos com soluções fluoretadas, promovendo assim uma redução significativa da cárie.

4 - Remover a noite as próteses, pois estas são retentoras de placa e podem causar asfixia devido a um mal súbito durante o sono. As próteses devem ser colocadas em um copo com água e solução anti-séptica.

5 - O uso de soluções para bochechos, principalmente à base de clorexidina, é de grande valia na higienização de pacientes com dificuldades motoras e impossibilitados de se locomoverem.

6 - A visita ao dentista, principalmente ao especialista em periodontia, é fundamental e deve ser freqüente para diagnosticar casos de gengivite ou periodontite.

7- É de suma importância que qualquer percepção de mobilidade dentária (dente mole), sangramento gengival, alteração na coloração ou no volume dos tecidos bucais seja comunicada ao dentista.

0 comentários: